segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

BAV 2º grau de Wenckebach


Individuo do sexo masculino com cerca de 57 anos.
Apareceu para exames em contexto de medicina de trabalho.

Os bloqueios auriculo-ventriculares identificam-se no intervalo PR e caracterizam-se por alterações da condução AV.

BAV 2º grau de Wenckebach

Neste tipo de bloqueio, esta presente o  fenómeno de Wenckebach que se caracteriza por, um progressivo atraso da condução, até à altura em que um estímulos do NS (ondas P) não é conduzido. O bloqueio tem como origem NAV (mais frequente).


Neste caso eu, evidenciei, duas ondas P seguidas nas derivações DI,  DII, V4, e V6.
Seguido da necessidade de averiguar o porque da existencia desta patologia, eu tentei, junto do senhor saber o porque. Algo que ele não me soube explicar.

No entento por minha conta e risco, fui pesquisar e descobri que as causa podem ser:
-EAM (em especial parede inferior miocárdio),
-Isquémia
-Miocardite
-Digitálico
-Vagotonia

3 comentários:

  1. Ummm, mas o intervalo PR varia =/
    Em V1-V3 nota-se que os intervalos PR são diferentes (não só dos restantes, mas de complexo para complexo na mesma derivação)

    ResponderEliminar
  2. A explicação do anterior também estava bacana, tens de arranjar imagens para divulgar, que o texto já tens. É preciso mais blogues destes...para ver se a caloirada passa a ECG no 1º semestre xD

    ResponderEliminar